A narrativa do Piloto Anônimo , relata fatos contraditários a carta de Caminha , compondo informações importantes que não constavam na carta . Apesar de haver , uma certa divirgência entre o autor e o texto é notável que o Piloto Anônimo se encaixa na literatura de informação .
Relata a carta de Pedro Alvares Cabral , descrevendo a forma de viver e comunicação com os nativos . Menciona a preparação das embarcações e tripulantes , como chamavam - os de "Naus" . É notável perceber as diferenças entre eles , como a cor da pele , que para eles foram um espanto e ao mesmo tempo curiosidade , a questão da nudez entre os povos que lá habitavam e a aparência . É apresentada a manifestação e seus rituais , como a missa que para eles era tempo de festa e comemoração do " oitávo da Páscoa " . Onde pode ser observado a confraternização entre os Portugueses e Índios .
Pedro Álvares determinou , que com o prazer de descobrir uma terra , devemos fazer - lhe , valer a pena . É possível identificar todo ritual governado pelos mesmo , deveriam deixar dois homens amarrados , na praia , condenados a morte , formando uma cruz de madeira muito grande , para a percepção de todos .
Percebendo a dificuldade dos degradados , pelo fato de partida dos naus , os natívos agiram de forma fraterna e homens , ajudando - os . É mencionado no trecho as difuculdades alcançadas pelos portugueses devido o temporal , as embarcações e posteriormente obstáculos a serem resolvidos .
São expostas várias informações sobre à viagem e seus acontecimentos , alem do Brasil .
Enfim , pode - se concluir que a travetória percorrida pelos navegantes , apresentava tópicos positivos e negativos , que em conjunto teve importância histórica indiscutível .
Nenhum comentário:
Postar um comentário