terça-feira, 31 de maio de 2011

Piloto Anônimo

 Fala sobre a narrativa de Pedro Alvares Cabral , no ano de 1500 .
 D. Manuel o rei da epoca ordenou uma armada de 12 návios para a Índia com o Pedro Álvares Cabral , eles partiram levando o necessário . Dez desses navios e as duas restantes foi para o Sofala foram usadas para mercadorias .
 Dia 8 de março , em um domingo daquela epoca embarcaram as duas milhas de Lisboa , em um lugar chamado Restelo onde estava convento de Belém . D. Manuel entregou pessoalmente ao capitão a bandeira de guera real para a dita armada .
 Em 14 do mesmo mês passaram no Canários , aos 22 em Cabo verde . No outro mudaram de tumo , com forme não se soube dela . Dia 24 de abril , no quarta feira ( oitáva da Páscoa ) viram terra , com muito prazer , chegaram a ela para reconhecer , e achando muitas árvores e com gente que andavam na praia , somos a ancora em um pequeno rio .
 Cabral ordenou um batel observa quem eram aqueles povos de cor pardos , nús e de cabelos compridos , arco e flechas de linguagem diferente . Nenhum beteis conseguiu entende - los .
 No dia seguinte procurando portos onde queriam se instalar e acabaram encontrando , com isso os beteis foram atras daqueles homens e os pegou , lembrando que não tinha como se comunicar , entao pós roupas neles , onde ficou  muito contente .
 No dia 26 de abril Cabral ou viu uma missa com toda gente , como a pregação bailavam e tocavam seus instrumentos . Quando acabou voltamos aos navios e os homens pardos entraram no mas cantando e fazendo muitas festa , fomos jantar e depois tornamos a terra para se esclarecer com eles , achamos um rio com agua doce .
 No dia seguinte , caminharam a três milhas distante do mar , trouxeram um papagaio e inhames . , que é o pão onde se usava , arroz em troca davam armada carcavéis e folhas de papéis em troca do que recebiam . Estivemos há 6 dias , eles pintavam ( sobrancelhas e parpebros ) e tinham barbas peladas .
 Alguns trazia ossos com pregros , pedras azul ou verdes e assobiavam pelos buracos , as mulheres também andavam nuas . As suas capas eram de madeira coberta de folhas com colunas de pau pelo o meio  e formando paredes e pregavam redes de algodão . Nestas terras não encontramos ferros e nem um outro metal , nao usavam facas mais sim pedras . Encontramos muitas aves de muitas cores e várias espécia de penas muito belas que serviam para fazer chapéis e gorros .
 A terra é muito grande cheia de arvores , águas , milho , inhame , algodão ; Não chegamos a ver nenhum animal quadrípede .
 Os homens pardos usam redes e são grandes pescadores , os peixes que eles pescavam eram diversos e de boa qualidade entre eles vimos do tamanho de um tonel , todo redondo , comprido sem dentes de olhos pequenos com a calda do tamanho de um braço .
 Cabral mandou cartas ao rei de Portugal , falando do descobrimento daquela nova terra e por causa da tempestade perderam quatro návios na região Safala onde há minas de outro e fica junta de duas vidas .
 Com isso Cabral mandou fazer uma cruz de madeira grand e pois a na praia e colocaram dois condenados neste lugas nos quais começaram a chorar e os foram liberados pelos homens pardos que  mostravam piedade .
 Dia 2 de maio , fizemos - nos à vela para ir denunciar o Cabo de Boa Esperança , no mar com mais de min e duzentas léguas , de quatro milhas .
 No dia 12 do mesmo mês passamos por tempestades com túfões perderam 4 navios com toda a sua matalotagem sem ter como dar socorro e os outros setes , que escaparam e que estiveram em perigo de se perder e com isso foram perdendo mais e mais .

Nenhum comentário:

Postar um comentário