Apesar de haver divergências sobre o autor e o texto da narrativa , é possivel notar que o Piloto Anônimo encaixa - se na Literatura Informativa . Expressa sem maior intenção artistica , o contato do europeu com o Novo Mundo . Nele se descreve os problemas , as provavéis riquezas , a paisagem física e humana .
O relato é uma narração sobre a viagem de Pedro Alvares Cabral e além de acescentar e discordar , confirma também a carta de Caminha . Mas , contrariante à Caminha , menciona de forma rápida e esttada no Brasil e toda a viagem .
No primeiro capítulo , é possível notar a preparaçãp das embarcações e tripulantes para a partida da expedição , que foi celebrada em uma dia de festa . Procura destacar também a riquexa geográfica da terra e a aparência física dos seres habitantes , em especial das mulheres , pelos cabelos compridos e a beleza do corpo .
Já no segundo capítulo , é descrito a missa e a pregação , que segundo o relato ocorreu na praia , onde estavam presentes a tripulação e os nativos . Pode ser observado ainda neste capítulo a confraternização entre os portugueses e os índios , que se divertiam , negociaream pesca , habitações e organização nas mesmas , além dos animais .
É possivel identificar no terceiro capítulo a caridade com que os nativos trataram os degredados na partida dos navios . É mencionado no trecho do discurso as dificuldades enfrentadas pelas embarcações e devido a estas suas respectivas perdas e posteriores obstáculos e questões a serem resolvidas . Além disso , é relatado o encontro com outras embarcações e seus respectivos tripulantes .
No próximo capítulo é exposto um pouco mais sobre a viagem e seus acontecimentos além do Brasil .
A partir do Piloto Anônimo pode - se concluir que esse conjunto de textos tem importância histórica indiscutível .
Nenhum comentário:
Postar um comentário